ASSOCIADOS
Yiara Hillebrand


Yiara é de Porto Alegre mas mora em Brasília desde 1987. Estudou em Porto Alegre e especializou-se em língua inglesa, trabalhando, atualmente, na Secretaria de Educação do GDF. Apesar das suas habilidades linguísticas, interessa-se profundamente pelas expressões de cunho artístico e, segundo ela, "sem pintar, não há como viver". Considera-se uma privilegiada pois, na infância, seu contato com as artes sempre fora constante já que sua mãe, uma artista nata, muito contribuiu para o aprimorando do seu gosto artístico, incluindo a música e a dança.



Em constante contato com as artes desde a infância através de sua mãe, uma artista nata, o gosto de Yiara aprimorou-se na música e na dança também. Mas foi em Brasília, posteriormente, em 2005, que passou a dedicar-se à pintura com afinco e, em 2008, torna-se artista plástica profissional pela Secretaria da Cultura do Distrito Federal. Seu trabalho mostra o seu comprometimento com as questões sociais e existenciais do ser humano, em um estilo figurativo próprio, autodidata, cuja técnica varia entre o pastel, o acrílico e a aquarela, normalmente acompanhados de colagens, constituindo-se estas em uma necessidade de expressão contemporânea. Embora siga sempre o seu impulso interno, a técnica que utiliza é oriunda de muitas pesquisas, percebendo-se, na maioria das vezes, um toque intelectual, o qual sugere uma mensagem clara ou velada, onde a música, a dança ou os livros sempre se fazem presentes. Apesar da crítica expressa constantemente em seus trabalhos, o lirismo também se faz presente, como um duo desconcertante. Para alguns conhecedores do universo artístico, não raro o seu estilo arremessa o observador ao mundo fantástico, impregnado de magia de Marc Chagall.

A artista participou de várias exposições coletivas na LBV, fazendo parte dos artistas que integram o anuário de artes ARTCLUB, traduzindo e compilando, inclusive, os textos dos artistas que fizeram parte dos anuários dessa editora por 3 anos seguidos.



Brasília, 09/12/2011.

 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer