ASSOCIADOS
Arlete Maria Piedade Louro Daniel


Arlete Piedade reside em Santarém (Portugal). Tem formação na área comercial, tendo prestado serviço na seguradora ZURICH, até 1995. Saiu para se dedicar aos negócios familiares na área de revenda de materiais para a construção civil, estando na situação de pré-reforma. Desde os bancos da escola, que os seus textos nomeadamente as redações, eram muito apreciadas pelas professoras, que lhe previam uma boa carreira nas letras, tendo aconselhado os seus pais a investirem na sua formação, com vista á carreira de professora que não chegou a seguir, tendo escolhido a área comercial. Devido á crise que começou por se refletir na construção civil, fechou a empresa e atualmente dedica grande parte do seu tempo á escrita e divulgação cultural.

Representante em Portugal da Associação Internacional de Poetas e Chanceler da Academia de Letras do Brasil-Secção Suiça. Foi uma das fundadora da U.L.L.A.- União Lusófona das Letras e das Artes da qual foi Secretária Geral ocupando atualmente o cargo de Vice-Presidente. Associada da Associação Portuguesa de Escritores e da Literarte-Associação Internacional de Escritores e Artistas e Consul em Santarém do Movimento Poetas del Mundo. Autora do Recanto das Letras, Membro Efectivo da AVSPE-Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Participante do site Varanda das Estrelícias, dos Confrades da Poesia, Horizontes da Poesia, Poetas e Escritores do Amor e da Paz e de vários sites de literatura e poesia de amigos.

Participação em antologias em Portugal: Poetas de Santarém, edição do Jornal O MIRANTE, Horizontes da Poesia II - Colectânea 2010 do grupo de poesia Horizontes da Poesia; Horizontes da Poesia IV Edição de 2012; Antologia de Poesia Contemporânea Entre o Sono e o Sonho volume V da Chiado Editora - Lisboa; Antologias da U.L.L.A - União Lusófona das Letras e das Artes: Antologia de Natal, Antologia para os Pais, Antologia do Amor, Antologia do Silêncio e Antologia Tema Livre. Participação nas Antologias publicadas no Brasil: Dois Povos-Um Destino, Convergentes, Brasil e Portugal - Elos Poéticos, 3ª Colectânea Poética do Guará, (Uni)Versos. Sensações Facebook - Conto crónica e poesia.Livros próprios publicados: Sonetos da Fada das Letras (poesia); O Príncípe de Ofiúco (Fição Científica) em edições de Autor. Era no tempo de...Crónicas de Outras Épocas(crónicas); Olhares de Saudade volume I - romance sobre emigração em parceria com o escritor cabo-verdeano e Representante da Associação Internacional de Poetas em Cabo Verde, João Furtado. E-Book: Sonhos e Emoções (poesia). No prelo: Olhares de Saudade Volume II e o Drama da Emigração Turística Clandestina, ambos em parceria com João Furtado e Falar Poesia, livro de poesia de sua autoria.
Prémios concedidos: Conto de Natal "A chegada" - 5º lugar no IV Concurso Artístico Histórias de Natal do CEC em Petrópolis-Rio de Janeiro; Poema Quisera, Menção Honrosa no 3º Concurso Guemanisse de Contos e Poesias; Poema "Era uma Vez" - 3º Lugar Concurso Escrevendo e Revivendo da Editora Litteris do Rio de Janeiro - Brasil: Poema Amizade - Menção Honrosa - Concurso Cultural Brasil Casual-Edição 2013 - Publicado na Antologia Poética (Uni)Versos.

Em 2012 deslocou-se a Cabo Verde, para lançamento do seu livro em parceria com João Furtado, OLHARES DE SAUDADE, onde estabeleceu várias ligações de amizade e culturais com os naturais do país, que continua a manter, nomeadamente com João Furtado, seu parceiro de escrita a quatro mãos.

Participou de várias cirandas de poesia que estão publicadas em sites na Internet, nomeadamente no site Cirandas de Letras, AVSPE-Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores, Família Borba Pinheiro, Cecy Poemas e outros. Foi convidada para jurada da Ciranda-Concurso Cartas - Tema Livre. Organizou em parceria com os poetas, Deth Haak do Brasil e Victor Jerónimo, português radicado no Brasil, as seguintes cirandas:
Ciranda LINGUA -cuja tema se refere a todos os significados da palavra língua, seja como linguagem ou o próprio orgão e outros - organizada em conjunto com Deth Haak, que pode ser vista em: http://www.recantodasletras.com.br/cirandas/101503
Ciranda BASTA - cujo tema se refere aos problemas ambientais por culpa de todos nós que temos que deixar de maltratar a Terra nossa mãe e para isso há que dizer Basta - organizada em conjunto com Victor Jerónimo.

Foi uma das fundadoras do Jornal e Rádio Raizonline do qual foi Chefe de Redação desde a data da sua fundação em Novembro de 2008 até Maio de 2010 e Secretária da Direção e Relações com Colaboradores de Junho 2010 a Janeiro de 2012. Neste jornal manteve publicações regulares como cronista, contista, poetisa e articulista. Na rádio manteve desde Agosto de 2010 a Janeiro de 2012, dois programas de divulgação cultural e poesia declamada, Falar Poesia e Arlete Convida, onde divulgou o trabalho poético e cultural de vários autores e ativistas culturais, assim como entidades culturais, nomeadamente brasileiros, como Valdeck Almeida de Jesus, Varenka de Fátima Araújo, Carlos Ventura, Gilberto Nogueira de Oliveira, Sérgio António Meneghetti, Sandra Fayad, Josane Mary Amorim, Eliane Potiguara, Fundação Logosófica e muitos outros da cultura lusófona, portugueses, africanos e brasileiros espalhados pelo mundo.

Promove ainda, eventos culturais ao vivo, nomeadamente tertúlias de poesia e música, maioritáriamente com fins solidários, desde 2007. Nesse ano organizou três tertúlias com fins solidários em lares de idosos no Centro de Repouso e Lazer Fonte Serrã em Póvoa de Santarém e Lar de S. José em Almeim (Santarém-Portugal), tendo sido duas ( I e II EPAC - Encontro de Poetas Abralianos e Convidados) realizadas com o apoio e divulgação do Portal Abrali de Curitiba-Brasil. Participou na III EPAC - III Encontro de Poetas Abralianos e Convidados em Coimbra em cuja organização colaborou, em parceria com a U.L.L.A e o Movimento Poetas del Mundo.

Desde 2008, participa e colabora em eventos e tertúlias poéticas da U.L.L.A.-União Lusófona das Letras e das Artes, associação cultural da qual foi uma das fundadoras.

Em Março de 2010, organizou um encontro musical com almoço e poesia e música ao vivo, no Restaurante O Forno em Almeim, para recepção da escritora brasileira Sandra Fayad e apresentação do seu livro: ANIMAIS QUE PLANTAM GENTE, com emissão direta pela Rádio Ondas Musicais, com a qual começou a sua colaboração e aprendizagem em rádio.

Em Junho de 2010, organizou uma tertúlia de angariação de fundos a favor dos Bombeiros Voluntários de Santarém, com a presença de vários poetas amigos, nomeadamente Meg Koppler do Brasil e Euclides Cavaco, do Canadá.

Desde 2011, participa regularmente dos Encontros de Poetas Locais, em Santarém, numa organização conjunta da Biblioteca Municipal de Santarém e da Câmara Municipal de Santarém, para comemorar o Dia Mundial da Poesia. Participa periódicamente, em tertúlias de cidades vizinhas, nomedamente Chá e Poesia organizadas pela Câmara Municipal de Rio Maior e Encontros de Poetas em Alcanena, organizados pela Biblioteca Municipal daquela cidade, bem como outras para as quais é convidada.

No decorrer do ano de 2014, organizou em conjunto com o escritor Samuel Pimenta, e os apoios da U.L.L.A-União Lusófona das Letras e das Artes, da Comissão das Comemorações Populares dos 40 Anos do 25 de Abril, da Associação 25 de Abril, da Viver Santarém e da Câmara Municipal de Santarém, o evento Poesia na Rua, onde se declamaram poemas alusivos á Liberdade e outros temas sociais, acompanhados de música de cantores de intervenção, numa interpretação de Isaac Pimenta, integrados nas comemorações populares dos 40 Anos da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974. Os mesmos tiveram lugar a 10 de Maio em Santarém e a 31 de Maio de 2014, em Lisboa, percorrendo várias ruas e locais históricos e emblemáticos das duas cidades, numa caravana de poesia e música com a presença de vários poetas portugueses e a participação da poetisa galega Maria Dovigo. Em Lisboa, o mesmo teve o seu início no Café 100 Artes e o seu epílogo com uma tertúlia na Associação 25 de Abril, onde na presença de antigos capitães de Abril e poetas de renome nacional, declamou os seus poemas de intervenção.

Desde 2007 tem presença ativa na rede social Facebook, participando de vários grupos de poesia e literatura, nomeadamente das suas associações, U.L.L.A.-União Lusófona das Letras e das Artes, Associação Internacional de Poetas - Portugal e Cabo Verde, Estante de João Furtado, Arlete Piedade Letras e Amizade, Santarém Ribatejo Portugal, Os Confrades da Poesia, Raizonline, assim como centenas de outros.

Seu blog Madura Liberdade:
http://maduraliberdade.blogspot.com


ERA NO TEMPO DE...CRONICAS DE OUTRAS ÉPOCAS
Este livro resulta da compilação de várias crónicas e textos incluindo alguns poemas, referentes á vida na aldeia e na cidade, consoante as minhas recordações não só de infância e adolescencia, como ao longo de toda a minha vida e dos locais onde vivi, desde a aldeia na infância, á cidade de Santarém, passando por Lisboa onde trabalhei e residi em Queluz de Baixo no concelho de Oeiras, durante quinze anos e nasceram os meus filhos e Odemira no Alentejo, onde passava as férias, até voltar a viver em Santarém, onde continuo até hoje.
Incluiu também textos e lendas sobre essas mesmas regiões, e todos os textos são ilustrados com fotos antigas minhas e da minha família e algumas imagens retiradas da Internet.
Estas crónicas foram escritas ao longo de oito anos e publicadas em jornais online dos quais fui colaboradora, bem como em sites de literatura e blogs e no início deste ano resolvi fazer a junção das mesmas e publicar em livro, para deixar o meu testemunho das dificuldades e alegrias da vida de outras épocas.

OLHARES DE SAUDADE

É um livro nascido do projecto conjunto de dois amigos dedicados á escrita, que se conheceram através da Internet: - João Furtado, natural da Ilha do Príncipe em São Tomé e Príncipe, residente em Cabo Verde de onde eram originários seus pais, e Arlete Piedade, natural de Canal, na freguesia de Abrã e residente em Santarém.

Tiveram o sonho de dar a conhecer os seus povos e a sua cultura um ao outro e aos seus compatriotas, através da escrita de um romance em conjunto. Através da Internet, por troca de mensagens e emails, formaram as personagens, desenvolveram a acção e acabaram por escrever um livro sobre migrações, consequência de viverem em dois países de emigrantes.

A ação do livro, passa-se em Cabo Verde no interior da Ilha de Santiago e Portugal, nas localidades de Canal e Amiais de Cima, pertencentes á freguesia de Abrã, de onde acabam por emigrar para a cidade da Amadora, onde vêm a conhecer os personagens de Cabo Verde e a estabelecer relações de amizade, amor, e até casamentos entre raças e gerações diferentes. As personagens de Cabo Verde e a acção passada naquele país, foram criadas e escritas por João Furtado e as personagens e a acção passadas em Portugal, foram criadas e escritas por Arlete Piedade Louro. Quando as personagens de cada um, viajam para o país do outro, a ação e o desenvolvimento das personagens, passa para o autor desse país. Por exemplo, vão todos de férias para Cabo Verde, e as situações que se passam em Cabo Verde com as personagens portuguesas são escritas por João Furtado. Vêm passar as festas de Natal e Ano Novo a Portugal, onde visitam os sogros no Canal, e as festas do São Silvestre são descritas por Arlete Piedade.

O livro foi lançado a 3 de Agosto de 2012 na Praia em Cabo Verde, e teve apresentações em Portugal, em Santarém a 3 de Novembro de 2012 no Teatro Sá da Bandeira, a 10 de Março de 2013, na Sede da Junta de Freguesia de Abrã, em Abrâ, e a 17 de Maio de 2013 na Casa Internacional de São Tomé e Príncipe em Lisboa.


 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer