ASSOCIADOS
Álvaro Luiz Cardoso dos Santos


ÁLVARO LUIZ CARDOSO - Multiartista com 42 anos de produção cultural. Poeta, compositor, cantor, ator e diretor teatral. Nasceu em Jaú-SP em 1953, mas foi em Lins-SP que começou a escrever, compor e a encenar para festivais e peças de teatro. Ingressou na USP em 1973, onde fez o bacharelado em Teatro. Nesta época deu início a suas montagens de teatro poético-musical. Foi um dos mais produtivos poetas independentes da geração 70, em SP, com cinco obras publicadas e esgotadas. Foi um dos realizadores das Passeatas Poéticas de 79/80/81 em SP e interior, verdadeiros "happenings" de arte na rua, com o Grupo Sanguinovo. Foi produtor de eventos na Anhembi, hoje SP-Turis, onde produziu, além dos eventos semanais nos bairros, grandes shows musicais em praças públicas, para grandes platéias. Reside em Amparo - SP onde atua em diversas frentes culturais.

Ações Culturais e Premiações mais recentes:

Atualmente, está em processo de lançamento do DVD "Destaque", de músicas autorais, que ganhou o Prêmio Estímulo do 10º Festival de Inverno de Amparo-SP, e da produção e edição do Áudio-Book "A Chácara da Dona Cota" que vai registrar as histórias de seu livro infantil publicado em 2010 pela Reverbo Editora e ilustrado por Carlos Martins. O Livro que já virou show, agora vai virar CD.

Em 23 de setembro/2011 teve seu poema "Vadio é o Dono" premiado com Medalha de Prata no X Salão de Artes Plásticas e Poesias de Niterói, AFBA/CMN. Em 30 de outubro/2011, este mesmo poema foi novamente premiado com Medalha de Prata no X Salão de Artes Plásticas e Poesias de Niterói, AFBA/ICB. Em 12 de dezembro/2011 ganhou o 1º lugar e Medalha de Ouro com a obra "Feto sem teto" no X Salão de Artes Plásticas e Poesias de Niterói, AFBA/CMN/Comemorativo do Aniversário de Niterói-RJ. Ambas as obras foram ilustradas por Carlos Martins.

Em 09.12.2011 recebeu o Troféu Destaque, na OAB em Niterói-RJ. Promovido pelo Comendador Edson Carvalho De Luna Freire, idealizador da ANBA - Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências, com o intuito de evidenciar os artistas, escritores, intelectuais e personalidades que mais se destacaram no ano de 2011.

Participa da Antologia "50 Melhores histórias infantis, lendas e cantigas de roda de escritores brasileiros", da Editora Literarte, que foi lançado em 17.08.2012 na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Em 18.08.2012 participou da 4ª FLISERRA - Feira do Livro de Serra Negra - SP, com relançamento e contação de histórias de seu livro "A Chácara da Dona Cota".

Foi o produtor da 3 D+ Primeira Mostra de Artes Plásticas e Poesia que teve sua "vernissage" em 4.8.2012 com obras de Guida Gerosa, Carlos Martins e a feliz união de seus poemas com as ilustrações criadas por estes dois artistas. Esta mostra ficou em exibição no Palácio Primavera - Serra Negra - SP, até 30.09.2012, desenvolvendo o projeto "Leve a Escola à Galeria" que propôs às escolas a visitação com finalidade pedagógica, e ofereceu acompanhamento técnico e artístico dos próprios artistas expoentes.

Em 14.09.2012 recebeu em Petrópolis - RJ, o Prêmio Literário Cláudio de Souza - Literarte 2012, por sua obra "A chácara da Dona Cota", livro de histórias para crianças, editado pela Reverbo Editora de Campinas - SP.

Participou da 2ª Feira do Livro Infantil e Infantojuvenil Cabo Frio - RJ que aconteceu do dia 08 a 14 de outubro-2012, no Teatro Municipal de Cabo Frio, promovida pela Literarte. Durante a Feira, o poeta se apresentou várias vezes com o pocket show poético-musical "A Chácara da Dona Cota" no palco do Teatro Municipal, conseguindo grande empatia e sendo muito aplaudido pelos estudantes que lotaram o espaço do evento durante toda a semana.

Concomitantemente à Feira, aconteceu o 1º Salão de Artes Plásticas da Literarte no Foyer do Teatro Municipal de Cabo Frio, para o qual os artistas de Amparo - SP (Álvaro Luiz Cardoso e Carlos Martins) foram convidados e exibiram suas obras numa Exposição intitulada "Tintas, Traços e Poemas Ilustrados". A curadoria foi da Comendadora Dyandreia Portugal.

Para contato: cardosanto2010@gmail.com, www.alvaroluizcardoso.com.br,

https://www.facebook.com/alvaroluizcardoso
 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer