ASSOCIADOS
Delmar domingos de carvalho


DELMAR DOMINGOS DE CARVALHO

Nasceu em Lisboa, em 19 de julho de 1939.
Após ter frequentado quatro Escolas no Ensino Primário; uma, em cada classe, a partir de 1950, segue os estudos na Escola Secundária de Figueiró dos Vinhos até ao 5º ano dos Liceus, prosseguindo na Escola Luís de Camões, Lisboa, alínea e), rumo ao curso de Direito, tendo depois estudado Grego com destino a Histórico-Filosóficas.
Defensor da Educação Permanente, obtém o Curso de Nutricionismo e Dietética em espanhol, em 1972, e nos anos seguintes inscreve-se na Faculdade Livre de Cultura Humana, Bordéus, França, tendo, apenas, concluído o curso de Biologia Naturopática.
Fez parte da Comissão Administrativa do concelho do Crato, após 25 de abril de 1974, tendo participado em várias missões cívicas e defendido a construção de uma nova U.E. como uma outra ONU, baseado nos ideais cosmocratas, a criação de novas Instituições supranacionais, incluindo o uso do Esperanto, indispensáveis para a resolução dos problemas que, há anos, afligem a Humanidade e os outros reinos.
Esteve ligado ao Movimento Ecológico Português, criado em 1975, tendo sido o fundador do núcleo do Crato, numa visão panzoísta.
O seu interesse pelos valores espirituais, pela música e pelas restantes artes, tal como pelos direitos humanos, levaram-no a produzir vários estudos que têm sido publicados em diversos jornais e revistas, tendo participado em diversos colóquios e realizado algumas palestras.
Consciente do valor da educação, na sua dimensão integral e libertadora, apresentou um trabalho no VII Encontro Nacional das Associações de Pais e Encarregados de Educação, em 1982, em Lisboa, e, em representação da Associação de Pais da Escola Preparatória do Bombarral, subordinado ao tema: “O Sistema Escolar, a Família e o Futuro dos Jovens”, em que defendeu a criação da disciplina “Formação de Carácter”, de acordo com ideais comenianos e heindelianos, tendo indicado o curso e as suas disciplinas donde sairiam os futuros professores para lecionar.
Os seus diversos artigos publicados em vários jornais sobre o Turismo conferiram-lhe, em 1987, o 1ºPrémio “Fausto Figueiredo”, no concurso promovido pela Junta de Turismo da Costa do Estoril. Obteve também, em 1990, um 1º Prémio nos Jogos Florais do Ano Internacional de Alfabetização (prosa).
Tem colaborado em algumas dezenas de jornais e revistas nacionais e de outros países, não só como convidado especial, mas como colaborador, redator e diretor-adjunto, ou em artigos de opinião, designadamente: “O CASTANHEIRENSE” de Castanheira de Pera; “O NORTE DO DISTRITO DE LEIRIA”;“A REGENERAÇÃO”; “JORNAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS”; “A COMARCA”; “O EXPRESSO DO CENTRO”, todos de Figueiró dos Vinhos; “A VOZ DA GRAÇA”, Pedrógão Grande; “REGIÃO DE LEIRIA”; “GAZETA DO SUL”; “NOVA GAZETA”; “VIDA SOCIAL”; estes com sede em Montijo; “JORNAL DO BOMBARRAL”;“NOTÍCIAS DO BOMBARRAL”; “GLOBTUR”, sede em Lisboa; Diretor-adjunto do “NOTÍCIAS DO OESTE”, sede em Peniche; “FRENTE OESTE”, sede em Torres Vedras; artigos publicados em “DIÁRIO DE COIMBRA”; “TREVIM”, Lousã; “DIÁRIO DO ALENTEJO”; “JORNAL DO ALGARVE”; “A PROVINCIA DE TOMAR”; “REGIÃO DE RIO MAIOR”; “NOTÍCIAS DO ENTRONCAMENTO”; “MENSAGEM DO CRATO”; REVISTAS: “NATURA”; “MEDICINA NATURAL”; “VIDA SÔ, da Sociedade Portuguesa de Naturalogia; “HELIOS” da Associação Vegetariana; “VEGETARISCHE BODE”, Holanda; “JOYAS ESPIRITUALES” da Fraternidad Rosacruz de Paraguay; “ROSACRUZ da Fraternidade Rosacruz de Portugal; “SERVIÇO ROSACRUZ” e “ECOS” ambos da Fraternidade Rosacruz do Brasil, Sede Central, São Paulo; “BOLETÍN INTERNO” da Fraternidad Rosacruz de Max Heindel, Centro de Madrid; “TROIKALUSA”, sede em Lisboa, bilingue, português e russo; “MENSAGEIRO” do Porto; “BOLETIM” da Associação de Defesa do Património do Bombarral; “TEMPO LIVRE”, da Fundação INATEL, Lisboa; “AMIZADE ROSACRUCIANA” do Centro Rosacruz Max Heindel, Minde, Portugal; “ NOVA ÁGUIA” revista ligada ao MIL, publicada pela Zéfiro-Edições-Sintra-Portugal: “ Milandos da Diáspora”, revista cultural, edição do CEMD – EDIÇÕES -2013; “LICUNGO- 2013” edição do CEMD – EDIÇÕES- 2013; “CONTESTE” ligado à defesa do consumidor, antes do 25 de abril de 1974.
É membro fundador / diretor de várias associações, incluindo do Instituto Francisco Marques Rodrigues, tendo procurado incentivar a criação de um Centro de Estudos Paracelsianos, numa dinâmica semelhante ao de Salzburgo-Áustria.
Nas múltiplas iniciativas de carácter cultural, destacam-se as várias exposições que organizou sobre os “Coretos”, em diversas localidades, desde Évora a Figueiró dos Vinhos; sobre esta atividade esteve, em 1997, no Programa A Praça da Alegria, RTP 1; exposições documentais sobre o 25 de abril, no Bombarral, 1996 e 1999; de Coménio, 1992; Paracelso, 1993; Dinastia Straussiana, 1999; Bach, 2000; Mozart, 2006; A Rosa, Rainha das Flores, Símbolo Mítico, Místico e Esotérico, Os Rosacruzes e o 1º Centenário da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel, no Museu Municipal do Bombarral, 2009; O Primeiro Centenário da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, 2012.
É autor da letra do Hino do CCMB.

Na área da Antropologia Cultural e Etnografia, tem diversos estudos, alguns publicados em jornais, tendo servido para fonte de informação de teses de pós-graduação em Sociologia e de mestrado em Antropologia.

Na fotografia tem diversos trabalhos publicados em jornais e revistas, de Portugal e em outros países, entre eles, E.U.A.; organizado exposições, designadamente sobre o tema DESCOBRIR A BELEZA E A LUZ NA NATUREZA, com um Catálogo de sua autoria, pleno de mensagens ecológicas e filosóficas, sobre 105 fotos, exposta ao público em Bombarral, Caldas da Rainha, Externato da Benedita, Alcobaça e em Vila Real de Santo António; obteve o 2º Prémio no tema “Defender a Paz antes que seja tarde”, no 1º Concurso do Trevim-Lousã-1986 e o 1º Prémio no Concurso de Fotografia no Bombarral, sobre o tema: “Nossa Gente e Seus Costumes” e o 3º Lugar no tema: “Livre”.
Como colecionador, entre os diversos temas culturais, a sua coleção sobre Bilhetes-Postais Ilustrados, tanto na forma estrutural como temática, mereceu destaque na Revista do Clube do Coleccionador dos CTT, nº 4, ano 2002, devido ainda ao seu acentuado cunho didático... sendo a criação de um Museu do Postal Ilustrado uma das suas aspirações. Também a sua coleção sobre CALÇADEIRAS, numa vertente de Antropologia Cultural, foi realçada nesta importante Revista Cultural, no nº 2 de 2010.
No campo das biografias, tem vários estudos, alguns quase completos, com dados inéditos, de Coménio; sobre Paracelso (4 volumes); de Bach (3 Volumes). Em fotocópias, estão em várias localidades de diversos países da Europa às Américas, tendo ainda, em plano, a sua organização para serem editadas.
Como membro da Escola Rosacruz, onde ingressou, em 1965, esteve no Programa “ANDAMENTOS”, da RTP 2, debatendo o tema: “A Música e os Rosacruzes”.
Participou no V Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, no Espaço Ideias, Beato, Lisboa, no tema “LUSOFONIA”, com o trabalho “A Missão da Lusofonia na Cultura Universal”. Em 2013, no VI Encontro de Escritores Moçambicanos na Diáspora, apresentou um trabalho sob o tema: “Intercâmbio Culturais e Raciais na Lusofonia”, que decorreu na Fundação Saramago, Lisboa.

É Sócio de Mérito do Círculo de Cultura Musical Bombarralense.

Membro The Rosicrucian Fellowship com sede em Oceanside, Califórnia, USA.
Escolhido para o ROSACRUCIANO DO ANO 2010, pela Ordem de Maat, devido às suas valiosas contribuições literárias e culturais, entre elas as que estão ligadas ao vegetarianismo.

É colaborador da Meloteca- Sítio de Músicas e Artes.

Com o seu nome tem uma placa toponímica na rua onde viveu parte da infância e da juventude com os seus queridos pais, em Alagoa, Vila Facaia, Pedrógão Grande, deliberação das autarquias: Junta de Freguesia de Vila Facaia e Câmara Municipal de Pedrógão Grande.

No dia 27 de Março de 2014, tomou posse, na sede da CPLP, Lisboa, como membro académico correspondente estrangeiro do Núcleo Académico de Letras e Artes de Lisboa, o qual foi instituído pela Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, tendo sido reconhecido pelo Real Gabinete Português de Leitura, com sede na mesma cidade.
No dia 20 de Setembro de 2014, foi-lhe concedido o Prémio Liberdade de Expressão pela Associação de Escritores de Angra dos Reis, Estado de Rio de Janeiro, por criar e difundir a expressão cultural no Brasil.
No dia 4 de Outubro de 2014, no Museu da Fundação Oriente, Lisboa, recebeu o Troféu Excelência 2014, em reconhecimento do valor artístico da sua obra o que foi certificado pela LITERARTE, Associação Internacional de Escritores e Artistas, como sede no Rio de Janeiro, Brasil.
A sua vasta produção literária abrange diversos temas desde ensaio, biografia, teatro, filosofia, vegetarianismo, ficção, poesia, esoterismo, sociologia, música, etnografia, meditações teóricas e investigações sobre várias áreas, catálogos acerca de múltiplos assuntos, da qual destacamos: “Contos e Ficções em Misteriosas Evoluções” sob o pseudónimo, Domingo de la Rosa, 1982, esgotado; “A Comunicação, Esse Desconhecido Poder Sagrado” com o mesmo pseudónimo, 1983, esgotado; “O Vinho, factor de Evolução”, pseudónimo Cruzrosa, 1985, esgotado; “Ensaio Cosmo-Histórico da Latitude de Tomar e o V Império”, sob o pseudónimo, Rosâmide, 1986, esgotado; Catálogo da Exposição de Fotografia a Cores sobre o tema “Descobrir a Beleza e a Luz na Natureza”, 1988; “A V Via Rumo à Cidade da Rosa”, 2002, Hugin Editores, Lisboa; “A Flor da Esperança”, 2004, Hugin Editores, Lisboa; Catálogo da Exposição “À Descoberta de Mozart”, 1 de outubro a 1 de novembro de 2006, Câmara Municipal do Bombarral, Pelouro da Cultura e do Museu Municipal, Vasco P. Conceição / Maria Barreira; “Os Coretos do Distrito de Leiria”, 2006, INATEL, fotos e textos, colaboração de Carlos M. Baptista, com prefácio do Maestro António Vitorino d’ Almeida; “Mozart, esse Desconhecido”, 2007, Editorial Minerva, Lisboa; “A Rosacruz e Portugal”, 2007, Editorial Minerva, Lisboa; “Meditações de um Neófito”, 2008, Editorial Minerva; “Paracelso e a Cosmobiomedicina”, 2009, Editorial Minerva; “ A Rosa, Rainha das Flores, Símbolo Mítico, Místico e Esotérico e os Rosacruzes na Filatelia” Edição online, publicada na Página do Centro Rosacruz de Rio de Janeiro e na nossa página, 2009; “ O Vegetarianismo, a solução para uma Vida e um Mundo melhor” 2009, Editorial Minerva, Lisboa; Catálogo a Cores da Exposição “A Rosa, Rainha das Flores, Símbolo Mítico, Místico e esotérico, os Rosacruzes e o Primeiro Centenário da Fraternidade Rosacruz de Max Heindel” 17 a 31 de outubro de 2009, Edição do Autor; “A Quinta Via Rumo à Cidade da Rosa”, 2ª Edição, Prefaciada, Revista, Aumentada e Comentada, Editorial Minerva, 2009; “Solidariedade? Não e Sim Fraternidade? Sim”, Editorial Minerva, 2010; “Quem é o Próximo? Quem é Deus?, Editorial Minerva, 2010; “Diálogos com Johann Sebastian Bach”, Editorial Minerva, Lisboa, 2011; “A Lei do Renascimento Existe, Porque Existe”, Editorial Minerva, 2011; “A Quinta dos Quatro Elementos”, Editorial Minerva, 2011; “Pintura com palavras”, poesia, Editorial Minerva, 2011; “Das Uniões Separatistas à Fraternidade Universal”, edição do Autor, 2011; “ Conferência sobre o tema: “A Reincarnação existe porque existe”, na SPN, Lisboa, edição do autor, 2012; “Pintura com palavras-II Tomo”, poesia, Editorial Minerva, 2012; CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO BIBLIOGRÁFICA, ICONOGRÁFICA E FILATÉLICA, sobre o PRIMEIRO CENTENÁRIO DA SOCIEDADE PORTUGUESA DE NATURALOGIA, edição do autor, 2012; “A Flor da Esperança”, 2ª edição, Chiado Editora, LISBOA, 2012; “A Pintura com palavras-III Tomo, Chiado Editora, 2013; “ Contos e Tradições nas quatro Estações”, Chiado Editora, 2013; O POSTAL ILUSTRADO DA VIDA E OBRA DE LUÍS DE CAMÕES, NO TEMPO E NO ESPAÇO, QUIMERA EDITORES, LDA, LISBOA-PORTUGAL-2014; EM DEFESA DA VIDA E OBRA DE RICHARD WAGNER, CHIADO EDITORA, LISBOA, 2014.

Obras Coletivas: “POIESIS”, VOLUME XVIII, Editorial Minerva, 2010; “DO INFINITO”, Colectânea, (Conto e Poesia), Editorial Minerva, 2010; “POÉTICA” VOLUME I, Antologia de autores da CPLP, Editorial Minerva, 2012; “POÉTICA”, VOLUME II, Editorial Minerva, 2013; “JANELAS DO UNI-VERSO”, Editorial Minerva, 2013; “POÉTICA” VOLUME III, Editorial Minerva, 2013; “POÉTICA” VOLUME IV, Editorial Minerva, 2014; ANTOLOGIA UNIVERSAL LUSÓFONA -2014- CEMD EDIÇÕES- CASCAIS-PORTUGAL; ANTOLOGIA FERNANDO PESSOA E CONVIDADOS, 2014 EDIÇÃO MÁGICO DE OZ, REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, PORTUGAL.

OBRAS TRADUZIDAS: ¿Quién es el Prójimo? ¿Quién es Dios? , edição da Asociación International de Cristianos Místicos Max Heindel, Córdoba, Argentina, tradução de Carmen Villarreal, 2013; La Quinta Vía Rumbo à la Ciudad de la Rosa, edição do Centro de Estudios Fraternidad Rosacruz Max Heindel, Medellín-Colombia, tradução de Guillermo Marín Ramírez, 2013.






 
Associados
Proximos Eventos
Literarte © 2013~2022
EtiServer